terça-feira, 25 de junho de 2013

Jornalistas conhecem atrativos de Tocantins

Jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil estiveram reunidos em Palmas, capital do Tocantins, de 20 a 23 deste mês, durante o 30º Congresso Nacional da Abrajet. Durante quatro dias, os congressistas realizaram sessões plenárias, reunião do Conselho e puderam conhecer os atrativos e as belezas naturais de Palmas e Porto Nacional, além de desfrutar da hospitalidade do Girassol Plaza Hotel, o único credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014.
A solenidade de abertura, que estava prevista para o Palácio Araguaia, com a presença do governador Siqueira Campos, foi transferida para o salão nobre do Girassol Plaza Hotel, devido às manifestações populares realizadas naquele local, que inclusive culminaram em violência, com alguns vidros da fachada do prédio quebrados.
No segundo dia do evento, os jornalistas realizaram um city tour pela cidade. No roteiro, visita ao Palácio Araguaia, sede do Governo do Estado, que ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados e seus arcos lembram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, cidade histórica de Tocantins. Destaque para os dois painéis imensos na entrada do Palácio relatando a história do Estado desde o período Brasil Colonia até a Constituição de 1988 quando foi criado o Tocantins. Em seguida os jornalistas visitaram o Memorial Coluna Prestes, criado em homenagem a Luis Carlos Prestes e sua Coluna Invicta, de 1925 a 1927 e que percorreu 25 mil km e foi a maior marcha revolucionária da história moderna. A obra tem a assinatura de Oscar Niemeyer e defronte se encontra a estátua "O Cavaleiro da Esperança", de Maurício Bentes, retratando Prestes. O city tour foi encerrado no Palacinho da Cultura, hoje Museu Histórico do Tocantins, a primeira obra erguida na capital, em 1989, tendo abrigado a sede do Poder Executivo até março de 1991. Os jornalistas foram recebidos pela Orquestra Sanfônica formada por jovens estudantes de sanfona e que muito agradou aos visitantes.
O almoço foi da Praia do Prata, com gastronomia típica regional, à base do peixe Tucunaré, seguido do lançamento do Projeto Martim Pescador, da Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Palmas. À tarde foram proferidas palestras sobre “Destinos Turísticos de Tocantins”, por Omar Henneman, presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (ADTUR); “Construindo um Tocantins Mais Sustentável”, por Rodrigo Vilar, da Companhia de Saneamento de Tocantins (Saneatins); e mesa redonda sobre “A Importância dos Novos Destinos Turísticos no Brasil”, tendo como debatedor Marco Miranda, mestre em Desenvolvimento Regional, tendo ainda como subtemas “Roteiro Integrado do Consórcio do Lago de Palmas”, “Oportunidades de Investimentos no Tocantins”, “Linhas de Crédito para o Turismo” e “Pesca Esportiva”. À noite, show cultural Tocantins Dourado e jantar, na Casa de Eventos Ahãdu.
No sábado foi feito um passeio de catamarã pelo Rio Tocantins e visita à cidade histórica de Porto Nacional, com almoço na Ilha Porto Real, onde aconteceu a abertura da temporada de verão. À noite, jantar com tema junino e apresentação de quadrilha e danças típicas regionais, na sede da AMA.

O evento foi encerrado no domingo, com visita à Feira de Artesanato e almoço no gazebo da Casa de Eventos Ahãdu, à beira da piscina.

Porto Nacional, berço cultural tocantinense

Durante o 30º Congresso Nacional da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), realizado em Palmas (TO), foi feito um tour pela cidade histórica de Porto Nacional (foto). No local, os jornalistas foram recepcionados pelo prefeito Otoniel Andrade, e conheceram a Catedral Nossa Senhora das Mercês, seguindo depois para a Ilha Porto Real, onde foi servido almoço com pratos à base de Tucunaré, peixe abundante na região.
Originada no final do século 18, como rota de navegação no rio Tocantins para o fluxo de cargas e passageiros, Porto Nacional foi a cidade onde surgiu o movimento pela criação do Estado de Tocantins no século passado, porque lá se concentrava a elite intelectual da região. Portanto, é um lugar de referência para os tocantinenses e de apreciação para os turistas, por sua riqueza arquitetônica e cultural.
A Catedral Nossa Senhora das Mercês foi idealizada por frades dominicanos franceses que vieram catequizar a população. Com sua construção iniciada em 1884, a igreja possui notável influência da arquitetura do estilo romântico de Toulouse, França, chamando a atenção hoje pelo aspecto rústico de seu exterior, construído em pedra e tijolo aparente.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a cidade de Porto Nacional conta com um rico acervo arquitetônico, construído pela elite econômica de seu passado.

Em Porto Nacional está localizada a Ilha Porto Real, com praia e vários restaurantes e quiosques. A visita dos jornalistas coincidiu com a abertura de temporada de verão, que terá shows semanais com Paula Fernandes, Bonde do Tigrão, Mulher Melancia, Karametade e outras atrações nacionais.

Ahãdu, um lugar ideal para eventos

A cidade de Palmas, capital de Tocantins, conta com uma casa de eventos que é exemplo para todo o Brasil. Segundo o proprietário da casa, Paulo Cesar, Ahãdu significa Lua que Nasce. A casa conta com três salões climatizados, sendo um para 300 pessoas, outro para 150 e o terceiro para 100 pessoas sentadas, além de iluminação e
decoração especial, som, garçons e cozinheiros especializados, porteiro e segurança. Existe ainda uma área externa, com piscina, campo de futebol, estacionamento e gazebo com churrasqueira.

O local é ideal para eventos corporativos, festas, aniversários, casamentos, feiras, leilões e workshops. Fica localizado na Av. 110 Norte e o telefone para contato é (63) 3213-4100.

Curitiba é o destino certo no inverno

Com o objetivo de consolidar a capital paranaense como destino no inverno, o CCVB e o Instituto Municipal de Turismo organizam o Festival de Inverno de Curitiba, em parceria com a Abrasel, Sebrae, Rotas do Pinhão, IPCC e Fundação Cultural de Curitiba.
O evento movimentará a economia de Curitiba e região metropolitana, reunindo intensa programação cultural, gastronômica e esportiva, que atrairá, além da população local, milhares de turistas do interior do Paraná e de outros estados.
A hotelaria já se prepara com condições especiais nas tarifas para receber turistas  e os bares e restaurantes produzirão pratos temáticos como atrações principais. A estação ficará ainda mais charmosa com as promoções nos centros comerciais associados do CCVB.

O calendário de eventos para a estação está repleto de atrações, com shows internacionais, espetáculos de stand up comedy, feiras de decoração e móveis, eventos automotivos etc. Entre as próximas atrações estão o espetáculo Tangos e Tragédias, de 28 a 30 de junho no Teatro Guaíra; show de Chitãozinho e Xororó no dia 30; show de Diana Ross no dia 2 de julho, no Teatro Positivo; Home Fair, feira de móveis e decorações, dia 3 no Expo Renault Barigui; e show de Sérgio Mallandro dias 5 e 6 no Teatro Positivo.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Temporada de inverno em Canela (RS)

A cidade de Canela, na Serra Gaúcha, já é charmosa por si só, com a decoração da Temporada de Inverno, que a cada final de semana, recebe um toque especial, vem deixando a cidade ainda mais aconchegante e alegre. No final de semana que passou, a decoração da Festa Junina, na Praça João Corrêa, aliada aos guarda-chuvas, bonecos de neve e tudo mais, foi cenário de milhares de fotos de visitantes e também de canelenses.
As atrações da Temporada têm sido diferencial também, com muita diversão e cultura, abrindo espaço para os talentos locais, como na Festa Junina, que contou com a banda Tapuapera, que animou o público no sábado e domingo, com músicas típica de festas juninas e o casamento caipira, encenado por atores locais.
O roteiro gastronômico Sabores de Canela, que abriu a Temporada de Inverno da cidade, segue até o domingo, 23. Deste participam 10 restaurantes e 8 hotéis e pousadas, oferecendo aos clientes pratos especialmente preparado para o roteiro, todos levando a especiaria canela no aroma e no sabor. O Sabores de Canela agrada a todos pela forma como é proposto: os participantes incluíram em seus cardápios os pratos criados e cada um monta seu roteiro conforme seu gosto. Carnes, massas, risotos e doces compõem os pratos que levam o sabor de canela. O Sabores de Canela tem realização assinada pela Associação Comercial e Industrial de Canela.

A Temporada de Inverno de Canela segue até 28 de julho e em seu calendário eventos reconhecidos nacionalmente, como a II Maratona de Monólogos, de 10 a 12 de julho, a Festa Colonial, de 12 a 28 de julho e o Festival Internacional de Teatro de Bonecos, de 18 a 21 de julho.

Summerville proporciona férias inesquecíveis

Nas férias escolares, o Summerville Beach Resort, localizado em Muro Alto, na praia de Porto de Galinhas (PE), é um destino disputado, principalmente entre as famílias. Para atender ao público cativo do resort no período, o “Summer” preparou uma super programação para atender a todas as idades. As crianças podem aproveitar a pausa das aulas para curtir as divertidas atividades do Clubinho, as oficinas ou brincadeiras pelas áreas do resort, enquanto os adultos relaxam na piscina, praticam esportes, participam de jogos e gincanas ou afinam os passos em aulas de dança. Para completar o pacote diversão infantil, o Summerville disponibiliza, ainda, no mês de julho, atividades extras em parceria com a Acqua 1.
Pista de patinação e mergulho com cilindro na piscina são algumas opções de brincadeira que são conduzidas por instrutores terceirizados e possuem equipamento especial, por isso possuem custo adicional. Além dessas atrações à parte, a equipe de recreadores do resort oferece a todas as crianças oficinas de circo, chocolate e pintura facial, além de aulas de frevo, teatro de fantoches e show com temática regional. Dentre as atrações estão práticas voltadas para o contato com a natureza e preservação do meio ambiente como oficina de reciclagem e cuidados com a mini-horta e pomar. Na ocasião, as crianças são divididas por faixa etária e são direcionadas para as atividades que melhor se adéquam à idade.
Mas, não só as crianças possuem atenção especial, afinal de contas, no Summerville os pais também têm direito a aproveitar as férias. Por isso, estão inclusas na programação adulta aulas de danças regionais, como frevo, capoeira e forró. Além de aproveitar todas as áreas de lazer do resort, os pais podem praticar tênis, vôlei, futebol, pólo aquático e arco e flecha. Aos sábados, a pedida, à noite, é aproveitar o show cultural com danças regionais. No espaço náutico do Summerville, o hóspede conta com diversas opções de atividades aquáticas, como caiaque, windsurf, stand up paddle e funboat (neste podem participar até três pessoas da família ao mesmo tempo). E, para fechar a programação com chave de ouro, um show de humor que promete atrair todas as idades.
Projetado para oferecer o máximo de privacidade e conforto, o Summerville resort possui 170 apartamentos e suítes. Dispõe ainda de 32 charmosos bangalôs. O Summerville Beach Resort possui completa área de lazer composta de piscina de 1,2 mil m², que inclui decks molhados, área de bar, cascatas, jacuzzi, ilhas com jardins tropicais e até toboáguas. Bares, sauna, fitness center equipado, espaços de massagem e banhos terapêuticos e demais mordomias estão dispostas em uma área verde de cerca de 70 mil m². Tudo isso para proporcionar momentos inesquecíveis para toda a família.


Praias pernambucanas entre as 8 melhores

A emissora de TV americana CNN elegeu as 8 melhores praias do Brasil durante visita ao País neste mês de junho. Entre elas, três praias pernambucanas foram destaque: Praia dos Carneiros, em Tamandaré; Porto de Galinhas, no Ipojuca (foto); e a Praia do Sancho, em Fernando de Noronha.  

No Brasil para acompanhar a preparação para a Copa do Mundo de 2014, a emissora publicou o resultado da eleição na seção On The Road do seu site. Na página, além de divulgar os atrativos das praias que foram escolhidas em Pernambuco e demais Estados, a CNN ainda apresenta informações sobre o País. 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vem aí a 20ª Festitália de Blumenau

A 20ª Festitália de Blumenau, programada para 12 a 21 de julho, no Parque Vila Germânica, vai apresentar duas atrações internacionais que farão quatro shows. A Festitália é uma promoção do Lira-Circolo Italiano di Blumenau, com o apoio da Prefeitura, através da Vila Germânica.
No primeiro final de semana da festa, o público vai conhecer a elogiada voz e performance de Patrizia Laquidara, com suas canções típicas da região de Vêneto, mais sucessos inesquecíveis do cancionário italiano. Patrizia também canta em português, tanto que seu primeiro trabalho solo - Para você, querido Cae (2000), é dedicado ao cantor e compositor Caetano Veloso. Seu mais recente
álbum “O Canto dell’Anguana”, foi vencedor do prêmio Targa Tenco 2011.
A segunda atração internacional da festa blumenauense virá diretamente de
Bolonha. O Gruppo Amarcord, um grupo altamente profissional e versátil,
irá apresentar um espetáculo único e bastante original - ao mesmo tempo
teatral, operístico e popular. Com um emocionante encontro entre o clássico e o moderno, o grupo apresenta um repertório composto por músicas populares italianas e árias famosas de ópera, interpretadas com grande virtuosismo por quatro cantores de altíssimo nível profissional: Claudio Mattioli - cantor pop,
baritono e pianista; Emanuele Bernardeschi - cantor pop e tecladista; Mojca
Milic, soprano e Andrea Giovannini, tenor.
Os ingressos para o evento, no Parque Vila Germânica, custarão R$ 10,00
durante a semana e R$ 20,00, às sextas-feiras e sábados. No domingo, a

entrada será franca. Mais informações podem ser encontradas no endereço eletrônico http://circoloitalianodiblumenau.com.br/home/festitalia/ ou pelos telefones (47) 3323-4043 / 9983-0614.

Villa Francioni lança versão meia garrafa

O varietal cabernet sauvignon, Aparados 2008, produzido pela vinícola catarinense, Villa Francioni, acaba de ganhar a versão meia-garrafa de 375 ml. A empresa decidiu seguir a tendência do mercado, oferecendo para seus consumidores a nova versão com volume menor. Além da praticidade a meia garrafa ajuda na hora da harmonização dos pratos. O rótulo Aparados é o que tem valor mais acessível das três linhas produzidas pela vinícola, e pode ser encontrado em supermercados, restaurantes e lojas especializadas. O nome do vinho é uma homenagem ao Parque Aparados da Serra, onde se iniciam os campos de altitude da serra catarinense, nas proximidades dos vinhedos da Villa Francioni, que ficam à 1.260 metros acima do nível do mar.

Diretor da MGM busca novas parcerias

O diretor comercial da MGM Operadora, Arnaldo Levandowski, acaba de retornar de viagem. O diretor visitou destinos na Tailândia, Indonésia e Singapura, e pôde conferir de perto os principais atrativos turísticos desses países. “Foi uma viagem excelente, na qual passamos por roteiros encantadores e diversificados. Pode-se dizer que é o tipo de viagem para quem gosta de mesclar aventura, diversão, conhecimento e cultura, já que os destinos oferecem uma gama de opções para os mais variados tipos de turistas”, avalia o diretor da MGM.
Dentre os lugares visitados, Bali foi um dos que mais chamou a atenção de Arnaldo. “A ilha de Bali é a mais famosa e turística da Indonésia. O local conta com ótimas praias para quem gosta de surfar, mas para quem não é fã do esporte pode aproveitar o local de outra maneira: com as lindas paisagens, templos e hotéis maravilhosos da região”, relata Arnaldo. “Muitos turistas acham que é caro visitar esses destinos mais exóticos, mas é importante ele saber que os serviços e produtos vendidos nos locais têm ótimos preços, como por exemplo, a comida, com grandes variedades de frutos do mar, que é barata. Outro serviço em conta é o aluguel de motos, que você paga cerca de U$ 5 por dia”, diz.
O diretor da MGM, além de Bali, também passou por Uluwatu, Padang, Ubud, Nusa Lembongan, na Indonésia; Singapura, onde se hospedou no hotel Marina Bay Sands; e, Bangkok, Phuket, as ilhas Phi Phi, Maya Bay, e Bamboo Island, na Tailândia.


Prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo

Já está aberta no site da Santur e disponível para eleição popular, a votação para a escolha do “Prêmio Beto Carrero de Excelência no Turismo 2013", em cerimônia que acontecerá no dia 1 de outubro no Parque Beto CarreroWorld, em Penha/SC.
O prêmio é concedido anualmente à personalidade, ao município e ao empreendimento que mais se destacaram no turismo em 2013. A primeira etapa estará disponível no site até o dia 16 de setembro, às 13 horas, quando se encerrará a votação.

Ministério do Turismo confirma apoio ao Festuris

O Coordenador Geral de Eventos do Ministério do Turismo, Marcelo Borella, confirmou esta semana, no Festival do Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, o apoio do Governo Federal ao 3º Festuris de João Pessoa (PB).
A participação do Ministério do Turismo no evento acontece num momento muito oportuno para o turismo nacional.  De acordo com os dados da 9ª Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas e divulgados no último dia 6 em Brasília, o setor do turismo cresceu 13,1% em 2012 em comparação com o ano anterior. O levantamento registra outros índices positivos para o setor em 2012 e projeções otimistas para 2013. De acordo com a pesquisa, o crescimento no faturamento médio esperado para 2013 é 7,5%. As empresas entrevistadas informaram que vão investir este ano, 13,3% do faturamento do ano passado, especialmente na ampliação dos negócios.

“Os empresários estão muito otimistas e a expectativa é de crescimento nos próximos anos”, disse o Ministro do Turismo Gastão Vieira durante a apresentação dos resultados da pesquisa. Vieira também salientou que “O levantamento indica para este ano elevação esperada de custos abaixo da expectativa de aumento de faturamento, que é de 7,5%, o que indica espaço para novos investimentos”.

Pará vai premiar jornalistas de turismo

O II Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis", promovido pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet-Pará), recebeu 104 inscrições. São reportagens diversas, publicadas entre junho de 2012 e maio de 2013 em cinco diferentes categorias jornalísticas: Telejornalismo, Webjornalismo, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Fotojornalismo.  Dos 104 trabalhos inscritos, somente 15 foram desclassificados por infringir ao regulamento da premiação, totalizando assim, 89 trabalhos aptos aos jurados que compõem a banca de avaliação.

Os concorrentes estão divididos em 28 de Jornalismo Impresso, 16 de Webjornalismo, 12 de Fotojornalismo, 17 de Telejornalismo e 16 de Radiojornalismo. Os profissionais vencedores, 15 ao todo, vão dividir R$ 115 mil reais, sendo R$ 10 mil aos primeiros colocados, R$ 8 mil a cada um dos segundos colocados e R$ 3 mil aos terceiros lugares.
A premiação será realizada no dia 28 de junho, às 19 horas, na Estação das Docas, em Belém, com a presença da apresentadora e jornalista da TV Brasil, Leda Nagle, como convidada de honra, além do apresentador do programa Aventura Selvagem, da TV Record, Richard Rasmussen e da empresária de turismo do Rio Grande do Sul, Marta Rossi, realizadora do Festival de Turismo de Gramado.
O II Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador Marques dos Reis" homenageia Joaquim Marques dos Reis, originário de Portugal radicado em Belém, primeiro hoteleiro, agente de viagens e jornalista especializado nessa área, editor da coluna Terras de Portugal. O Prêmio é patrocinado pelo BANPARA, tem apoio da Abrajet Nacional, Sinjor-PA, OS Pará 2000 (Estação das Docas), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), Pólo Joalheiro, entre outros.
A cerimônia de premiação será em meio a um jantar para 300 convidados e atrações culturais diversas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os diretores do Festival do Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, estiveram presentes em uma série de encontros, na terça-feira (11), na sede oficial da Organização Mundial do Turismo (OMT), que tem sua sede em Madri, na Espanha. Esses encontros oportunizaram aos diretores do evento conhecer as estruturas internas, as políticas e as práticas da entidade, além de apresentar o Festuris à organização.
Durante a visita à sede da OMT, os diretores do Festuris foram recepcionados por Márcio Fávilla, que é brasileiro e diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da organização, e por Yolanda Perdomo, diretora do Programa de Membros Afiliados da organização.
Segundo Zorzanello, a visita permitiu conhecer todo o potencial da OMT e a importância da participação da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos na organização: “São mais de 400 membros filiados no mundo todo, e apenas 20 são brasileiros. Ainda assim, somos a única empresa de eventos do País a figurar em tal posição, o que certamente abrirá as portas internacionalmente, tanto para os relacionamentos, como também para divulgar todos nossos serviços e produtos”, afirma Zorzanello.
Aproveitando a passagem por Madri, Rossi e Zorzanello participaram do workshop “As 12 cidades do Mundial 2014 e suas respectivas regiões” – uma apresentação dos municípios brasileiros que serão sede da Copa do Mundo. O evento foi uma iniciativa da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), em parceria com a Revista Brasil 4 Senses.
A agenda dos diretores ainda incluiu a Turespanha, responsável por promover a Espanha pelo mundo e que possui escritório no Brasil. Rossi e Zorzanello entraram em contato com os responsáveis para trazer a instituição e parceiros para expor no Festuris 2013.


Turismo de SC de olho na Copa

Santa Catarina não será sede dos jogos da Copa do Mundo em 2014, mas muitas cidades já estão se organizando para não perder a festa. É o caso do litoral norte catarinense, que participa do Workshop Trade Santa Catarina 2013, um programa que surgiu da necessidade de divulgar o Estado como destino turístico. O Workshop Trade, que já contava com a participação de 11 cidades do litoral, ganhou este ano a adesão de Blumenau e Brusque.
A presidente do Balneário Camboriú Conventiopn & Visitors Bureau, Margot Rosenbrock Libório (foto), explica que a idéia é fugir do mote sol e mar, típico do litoral. “O objetivo é mostrar que estamos preparados para a Copa, mesmo aqui não tendo jogos. Estamos entre Curitiba e Porto Alegre, sedes de jogos, e podemos atrair muitos visitantes”, disse.

Os projetos estão em planejamento. As propostas começarão a ser apresentadas em agosto. As melhores idéias terão apoio do governo e das entidades ligadas ao turismo. Blumenau, por exemplo, já está pensando em organizar uma Oktoberfest especial para o período da Copa. Devido à sua colonização alemã, italiana e açoriana, a região está sendo procurada pelas delegações alemã, italiana e portuguesa.

Mar Hotel e a Copa das Confederações

O Mar Hotel Recife (PE), classificado como Acomodação Oficial pela FIFA para a Copa do Mundo, foi, ainda, selecionado para receber times de futebol durante a Copa das Confederações. Durante o torneio, o hotel hospeda o time do Uruguai nas duas temporadas em que os uruguaios jogam na Arena Pernambuco. Os atletas disputam com a Espanha no dia 16, e com o Taiti, no dia 23. Quem também descansa no Mar Hotel é a seleção do Japão que enfrenta a Itália no dia 19. Estão reservados exclusivamente para os times três andares do hotel, totalizando 50 apartamentos, além de um piso de convenções, para lazer, relaxamento e reuniões táticas.
Os cardápios dos times são à base de proteínas, incluindo três opções do grupo alimentar, para refeições antes dos jogos. Após as partidas, o menu é de carboidratos. A academia promete ser um lugar de muito movimento no período de 12 a 24 deste mês. No local, os atletas poderão aquecer os músculos ou relaxar. Uma curiosidade é que uma das vantagens de estarem hospedados no Mar Hotel é que os ônibus das delegações poderão seguir uma importante norma de segurança: o veículo não precisará usar a marcha ré para manobrar na chegada dos times e poderá ficar estacionado no pátio.
Localizado no bairro de Boa Viagem, parada obrigatória de turistas nacionais e internacionais, a apenas dez minutos do Aeroporto Internacional Guararapes Gilberto Freyre e 15 minutos do centro da cidade, o Mar Hotel Recife satisfaz os hóspedes mais exigentes no quesito acesso. Os fatores conforto, praticidade e bom atendimento são os diferenciais do hotel, que tem uma trajetória de sucesso na hotelaria nacional.
O Mar Hotel possui uma completa estrutura para receber os hóspedes que vêm a lazer ou a negócios. A boa disponibilidade de serviços é outro destaque do Mar Hotel. O hotel dispõe de uma agência de viagens, loja de conveniência, bem como de 14 salões moduláveis, com capacidade para até 2 mil pessoas. Além disso, possui conexão a Internet sem fio, WI-FI, em todas as áreas sociais, acessível para quem possui um notebook com dispositivo para wireless. No quesito lazer e esportes, o hotel disponibiliza além da academia de ginástica, sauna seca com ducha e sala de repouso, além de três piscinas com cascatas.


segunda-feira, 10 de junho de 2013


VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC


A cidade de Piratuba, no meio oeste catarinense, foi sede do VI Fórum de Turismo da Abrajet/SC, realizado no último final de semana. O evento reuniu autoridades e dirigentes do turismo do Estado, trade turístico da região e jornalistas especializados da área do turismo de Santa Catarina e Estados vizinhos.
Os jornalistas aproveitaram para conhecer in loco toda a estrutura que Piratuba oferece, além dos atrativos de cidades vizinhas, como Ipira e Alto Bela Vista, além de Marcelino Ramos, no Estado vizinho do Rio Grande do Sul, onde se localiza o Santuário de Nossa Senhora da Salete. A Abrajet/SC vem ajudando a impulsionar o turismo, incentivando, fomentando e promovendo dentro e fora das fronteiras, através do comprometimento e trabalho sério de profissionais especializados e integrados a associação de jornalistas.

Além das reuniões de trabalho, o grupo de jornalistas especializados em turismo visitou a Usina Hidrelétrica de Machadinho, o Complexo Termal de Piratuba, o Hotel Fazenda e realizou uma viagem de trem Maria Fumaça entre Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS). Também foram realizadas visitas às cidades vizinhas de Ipira e Alto Bela Vista, onde se destacam a cultura e as tradições germânicas.
Ao final do evento ficou decidido que o VII Fórum de Turismo será realizado em Balneário Camboriú no próximo mês de outubro e o VII Fórum será na cidade de Itá, no oeste catarinense. O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, esteve presente ao evento, mostrando um vídeo com os atrativos turísticos do município e convidando oficialmente os jornalistas da Abrajet para o próximo encontro em Balneário Camboriú, na última semana de outubro.

Ipira, a cidade que inspira

Uma das visitas feitas pelos jornalistas especializados em turismo no último final de semana, durante o VI Fórum de Turismo da Abrajet-SC, realizado em Piratuba, foi à cidade de Ipira, no meio oeste catarinense. O prefeito Emerson Ari Reichert foi um perfeito anfitrião, recebendo a comitiva com um café colonial no Clube Aliança, onde foi possível assistir a uma mostra de danças típicas através de vários grupos. Ali, a influência cultural dos primeiros moradores e os talentos artísticos da nova geração, fazem com que a cidade seja rica em turismo, cultura e inspiração.
O nome Ipira vem do tupi-guarani, onde pira significa peixe e i significa água. Ipira, então, mostra a abundância de peixes existente na região banhada pelo Rio do Peixe, que forma a bacia do Uruguai.
A colonização da região começou na década de 1920, quando caboclos e tropeiros que, cruzando campos e matas, acabaram fixando residência por ali. Em seguida veio a estrada de ferro e, com ela, os imigrantes alemães e italianos, criando as primeiras vilas.

Atualmente é muito forte a cultura, manifestada através da dança e da música. Os vários estilos comprovam o talento nato e a preservação das tradições dos primeiros moradores.

Alto Bela Vista respira cultura

Outra localidade visitada pelos jornalistas de turismo no último final de semana foi Alto Bela Vista, onde a comitiva foi recepcionada pela prefeita Kátia Tessmann Reichert, que mostrou um pouco da cultura local através de grupos de dança e da banda municipal, no Centro Municipal de Eventos, culminando com uma noite de queijos e vinhos, onde puderam ser degustados bons vinhos produzidos na região, além de queijos e salames coloniais.
Alto Bela Vista possui muitos atrativos naturais, entre os quais uma sequência de três quedas d´água no Rio Velho Vicente. No mês de abril se realiza no município a Kerbfest, com atrações que lembram as tradições dos imigrantes alemães. Em julho, durante os festejos do aniversário da cidade, é realizada a tradicional Jiricada – corrida que envolve equipamentos agrícolas.

Outros atrativos são a ponte metálica sobre o lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho, com 458m e que faz a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a Casa da Memória e Cultura, que mantém registros fotográficos e guarda documentos que contam a história do município.

De trem, uma viagem ao passado

Uma viagem de Maria Fumaça entre os municípios de Piratuba (SC) e Marcelino Ramos (RS), é uma volta ao passado. A viagem á feita pela histórica Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, a bordo das lendárias locomotivas a vapor, de 1906 e 1920, com vagões de passageiros da época. O trecho catarinense é chamado de Ferrovia do Contestado. São 25 quilômetros pelo interior do município, passando pela margem esquerda do Rio do Peixe. O ponto alto do passeio é a passagem sobre a ponte metálica do Rio Uruguai, construída com material importado da Bélgica, com 456 metros de extensão. Durante o passeio são servidas degustações temáticas e o passageiro tem o acompanhamento de guias com trajes de época, músicos e apresentação teatral.

A Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande teve sua construção iniciada em 1910. A empresa inglesa “Brazil Railway”, responsável pela obra, montou um acampamento para seus operários, formando um núcleo que passou a se chamar Vila do Rio do Peixe. Este núcleo foi crescendo e em 18 de fevereiro de 1949 foi elevado à categoria de município, passando a se chamar Piratuba. 

Peru confirma presença no Festuris

Ocorreu de 23 a 26 de maio, em Lima, no Peru, a XX Peru Travel Mart (PTM), onde os operadores e agentes de viagem peruanos recebem os empresários e “compradores” do destino Peru, de diversas partes do mundo, como países da América do Sul e do Norte, Ásia e Europa. Em um evento claramente voltado para os negócios, o Festival do Turismo de Gramado ampliou suas relações com setor turístico peruano, e aumentou a participação do país no evento.
O diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, acompanhado da gerente comercial Rose Ott, comprovaram em sua visita, a potencialização do Peru em seus investimentos na divulgação de seu turismo receptivo, que ganha cada vez mais força: “O Peru se consolida como um dos principais destinos do turismo mundial, e a participação no Festival do Turismo de Gramado visa ampliar sua visibilidade em um mercado em plena ascensão como é o brasileiro”, constatou Eduardo Zorzanello.
Além da Promperú, que é a agência de turismo oficial do governo, e comandante das ações em feiras e promocionais do destino, diversas operadoras de turismo e agências de viagem compõem o stand que será feito no Festuris 2013. “Os agentes de viagem, operadores e hoteleiros peruanos estarão participando do Festival nos seus 25 anos. Alguns ainda buscam espaços independentes, e podemos ter novidades em breve”, lembrou Zorzanello.

Paralelo a PTM, a cidade de Gramado, sede do Festival do Turismo, produziu um workshop para divulgar o município no país. Este trabalho, que iniciou com o Festuris, segue agora, e deverá trazer muitos peruanos para a Serra Gaúcha, assim como levar mais gaúchos, para conhecer os encantos do Peru. 

Dia dos Namorados na Praia do Rosa

O Dia dos Namorados é a data perfeita para fazer um programa diferente e acender a chama que une quem se ama. O clima aconchegante do inverno deve ser comemorado em grande estilo. E, nada melhor do que aproveitar o mês dos namorados em um lugar paradisíaco. Localizada na Praia do Rosa, a Pousada Solar Mirador reservou uma programação especial, para surpreender os apaixonados. O Junho in Love garante até 30% de desconto, sem reduzir em nada os serviços da casa. Com quartos aconchegantes e vista privilegiada para a praia, o ambiente é cheio de romantismo, e em total sintonia com a natureza. Informações pelo e-mail: reserva@solarmirador.com.br ou no site www.solarmirador.com.br.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Chef Helton Costa na Sangiovese Cantina

A Sangiovese Cantina, localizada no bairro lusitano Santo Antonio de Lisboa, em Florianópolis, é um pedacinho da Toscana entre a serra e o mar. O cardápio da casa é elaborado pelo chef Helton Costa (foto), eleito pelo segundo ano consecutivo o “Chef do Ano” da revista Veja Comer & Beber. O restaurante oferece ainda uma carta de vinhos com mais de 180 rótulos especialmente selecionados, com destaque para a produção de vinhos finos de Santa Catarina.

A Sangiovese Cantina também recebeu o prêmio de melhor carta de vinhos de Santa Catarina na edição 2012 da Veja Comer & Beber. A casa está localizada na Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade, nº 496, a 200 metros de entrada do trevo de Santo Antonio de Lisboa, num cenário inspirador, tipicamente italiano.

Infinity Blue tem moderno Centro de Eventos

O Centro de Eventos do Infinity Blue Resort e Spa – o maior e mais moderno da cidade – já conquistou espaço no cenário empresarial atraindo feiras, encontros, confraternizações e convenções nacionais e internacionais: um marco para Santa Catarina. Entre janeiro de 2012 e março deste ano, o Infinity Blue recebeu 335 eventos corporativos, nos quais participaram aproximadamente 35 mil pessoas. Mais da metade dessas ações esteve concentrada entre agosto do ano passado e março de 2013: foram 175 eventos, que reuniram mais de 19 mil participantes.
Até hoje, muitas empresas já utilizaram o espaço corporativo do Infinity Blue, consolidando o sucesso de sua funcionalidade. Entre elas, Beto Carrero World, Bunge Alimentos, Dudalina, Ecoflex, Generali Brasil Seguros, HSBC, Imaginarium, Kimberly Clark, Natura, Pernod, Raízen Combustíveis, Senior Sistemas, Tractebel Energia, Desafio Internacional das Estrelas e Unilever reuniram sua equipe no resort.
A justificativa está no fato do espaço reunir uma estrutura moderna, funcional e sofisticada, e o suporte necessários para realização dos encontros e por atingir as expectativas do público participante. “Além das excelentes instalações e da diferenciada arquitetura do Centro de Eventos, o resort oferece uma ampla gama de serviços de apoio, desde a parte gastronômica, até a área de equipamentos e recursos humanos, para atender a todas as necessidades dos clientes”, explica o diretor geral, Alberto Cestrone. “Além disso, a beleza, o conforto, a localização privilegiada, a natureza, o completo Spa, e as inúmeras atrações de lazer, esportes e recreação para todas as idades agregam importantes valores na realização dos eventos”, completa.
O Centro de Eventos do Infinity Blue é o maior já instalado em Balneário Camboriú, considerada a capital catarinense do turismo. Tem capacidade para atender até 1,2 mil pessoas em uma área de 5 mil m². O espaço é cercado por natureza preservada e fica à beira de uma praia agreste, semiprivativa, no bairro Praia dos Amores, ocupada pelo Infinity Blue Resort e Spa. Além disso, está situado a menos de dez minutos do centro urbano da cidade.

Sua estrutura é composta por salas e ambientes diferenciados, para receber diversos formatos de eventos. Além disso, a equipe do resort é especializada e apta para tomar todas as providências para garantir a qualidade nos serviços oferecidos, a fim de preservar o sucesso na realização de convenções, reuniões, congressos, treinamentos, entre outras iniciativas corporativas.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Fórum de Turismo da Abrajet em Piratuba

O VI Fórum de Turismo da Abrajet/SC será realizado entre os dias 6 e 9 de junho no município de Piratuba (foto), no meio-oeste catarinense. O evento irá reunir autoridades e dirigentes do turismo do Estado, trade turístico da região e jornalistas especializados da área do turismo de Santa Catarina e Estados vizinhos.
Na ocasião, os jornalistas conhecerão in loco toda a estrutura que Piratuba oferece. “O evento está sendo detalhado com significativa programação de trabalho, onde painéis analisarão e debaterão os assuntos inerentes ao setor do turismo, em uma região do Estado, aonde vem se destacando, como um dos principais destinos.
Turistas, especialmente do Brasil, e de países do Mercosul vêm descobrindo os encantos e as belezas naturais, buscando qualidade de vida em pequenos municípios como Piratuba, principalmente por estar dentro das Regiões Turísticas da Rota da Amizade e Vale do Contestado. “Dessa forma estaremos fomentando o turismo de lazer e de saúde desta região do Estado”, afirma o presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves..
A Abrajet/SC vem ajudando a impulsionar o turismo, incentivando, fomentando e promovendo dentro e fora das fronteiras, através do comprometimento e trabalho sério de profissionais especializados e integrados a associação de jornalistas.
Estarão presentes à solenidade de abertura o secretário de Estado de Turismo, José Roberto Martins; o presidente da Santur, Valdir Walendowiski, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, deputados que representam a região do Vale do Contestado e Rota da Amizade e autoridades municipais da região.


Oceania Park Hotel & Convention Center

Um local ideal em Florianópolis para se hospedar ou realizar seu evento é o Oceania Park Hotel & Convention Center (foto). Localizado na Praia dos Ingleses, no norte da Ilha, o hotel dispõe de 82 apartamentos com conforto e qualidade, divididos em quatro categorias e equipados com TV a cabo, cofre digital, ar condicionado, frigobar, secador de cabelos e sacada. Oferece excelente estrutura de lazer, com quadra de tênis, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, piscina com cromoterapia, piscina aquecida, saunas seca e úmida, fitness, sala de jogos e play ground, além de serviços de business center, loja de souvenirs, recepção 24 horas, lavanderia e estacionamento. O empreendimento ocupa uma área de 28 mil metros quadrados, a 50 metros da praia.
Já o Centro de Convenções conta com instalações modernas, climatizadas com ar condicionado central, internet wireless, isolamento acústico, palco e gerador. Dividido em doía andares, oferece conforto e comodidade para realização de eventos corporativos e sociais, com amplo espaço para feiras, congressos, workshops, treinamentos, formaturas, shows e casamentos.

O Oceania Park Hotel fica localizado na Rua do Marisco, 550, Praia dos Ingleses, Florianópolis-SC, o telefone é (48) 3261-3400 e o site é www.oceaniaparkhotel.com.br

7º Encontro Destinos e Roteiros Interligados

O 7º Encontro Destinos e Roteiros Interligados, que acontece este ano em Balneário Camboriú entre 27 e 30 de junho, reunirá mais 150 profissionais dos setores turísticos, entre jornalistas, agentes e operadores de viagens de todo o Brasil completando a ação de capacitação já feita em nove capitais do Nordeste e que continuará no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 
Pela primeira vez Balneário Camboriú será sede deste importante evento itinerante, que vem crescendo a cada ano e trazendo mais resultados positivos para o setor com a parceria da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município e apoio do secretário Ademar Schneider (foto). 
O evento é um workshop de capacitação e comercialização, composto por uma série de palestras e ações que reúnem os mais de 60 roteiros turísticos pelo estado, potencializando o profissional para que ele seja um multiplicador de informação e, conseqüentemente, atraia público de todo o país.
É uma oportunidade única para que os profissionais do trade turístico conheçam in loco os equipamentos e atrativos do Estado de Santa Catarina, para que divulguem ainda mais este destino turístico.
As capacitações pelas regiões do Brasil começaram em março e seguirão até dezembro. Cada ano é escolhido uma região do Estado de Santa Catarina para ser potencializada. Devido à qualidade dos serviços realizados no setor, e por oferecer o suporte necessário, este ano a cidade escolhida para ser trabalhada, junto aos profissionais, é Balneário Camboriú, que é um dos municípios indutores do turismo no Brasil. Depois do evento realizado em Balneário Camboriú, no dia 30 de junho os participantes passam o dia no Parque Beto Carrero World, saindo à noitinha, e até dia 6 de julho, os profissionais irão realizam um famtur (turismo de familiarização) por várias regiões do estado de Santa Catarina. O evento é uma oportunidade do setor realizar estudos específicos para potencializar as vendas dos roteiros na baixa temporada. Conhecendo os destinos os profissionais conseguem expandir suas ações, fazendo com que o setor fique aquecido independentemente do período do ano. 

Férias de julho no Costão do Santinho

Paz e tranqüilidade para os pais e diversão e brincadeiras para os filhos. Assim são programadas as férias de julho no Costão do Santinho (foto), em Florianópolis. A equipe de Esporte & Lazer do resort preparou uma série de atividades para todos os hóspedes passarem o mês cheios de atrações, que vão desde peças de teatro a shows, tudo isso em frente ao belo cenário da Praia do Santinho.
Durante todo o mês, assim que chegarem ao Costão, os hóspedes serão recepcionados pela tradicional festa de boas vindas, que além de ser um momento de descontração, é ideal para conhecer novas pessoas e interagir com hóspedes de todos os lugares do Brasil e do mundo. Também estão programados para julho shows de circo, Noite Vegas (adultos), Classic Comics e um charmoso luau.

Outra atrações previstas para asa férias de julho são o espetáculo “Cadê o Popó”, com a Galinha Pintadinha, O Mistério do Tesouro da Ilha, Meu Bichinho de Estimação e outras encenações teatrais. Para os hóspedes que não dispensam uma boa tradição cultural do Brasil, o Costão do Santinho irá estender para julho as atrações e delícias das festas juninas. Com todos vestidos a caráter o resort ofereça nos dias 7 e 13 de julho tudo o quer não pode faltar nessa típica comemoração brasileira, com direito a quadrilha, música e gastronomia. Mais informações pelo fone 0800 48 1000 ou pelo site www.costao.com.br

Jantar harmonizado no Ostradamus

Nesta quinta-feira, dia 6, a partir das 20 horas, o Restaurante Ostradamus, localizado no Ribeirão da Ilha em Florianópolis, promove jantar harmonizado com vinhos da vinícola catarinense Villa Francioni, de São Joaquim. O menu foi preparado especialmente pelo chef Jaime Barcelos. As reservas são limitadas e podem ser feitas pelo telefone: (48) 33375711. O valor individual é de 100 reais. Confirma a harmonização dos pratos e vinhos que serão servidos:
Entradas:
- Pão de sementes / Pastel de camarão – espumante Joaquim Brut Rosé
- Ostra gratinada / Ostra gengibre – vinho VF Chardonnay Lote II
- Ostra mecânico / Ostra carbonel – vinho tinto  Joaquim
Prato Principal:
-Paella frutos do mar  - vinho VF Tinto
Sobremesa:

-Torta brownie – vinho VF Licoroso Tinto