quarta-feira, 11 de junho de 2014

Semana Rota da Amizade em Florianópolis

Através da iniciativa da Câmara de Turismo Receptivo (Catur) desenvolvida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens de Santa Catarina (ABAV-SC) em parceria com Santur – órgão responsável pela divulgação turística do Estado de Santa Catarina, e a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, o Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau estará divulgando durante a semana (16 a 22 de junho) seu destino turístico de mesmo nome – Rota da Amizade, em ação simultânea nas principais portas de entrada do nosso Estado que são: Aeroporto Internacional Hercílio Luz e Terminal Rodoviário Rita Maria.
A divulgação será através da distribuição de material gráfico da região e empresas de turismo localizado na região turística Vale do Contestado, além é claro do bom bate papo.
Devido ao grande número de turistas de outros países advindos em virtude da Copa do Mundo, a equipe do bureau já adianta que serão também distribuídos materiais em outros idiomas (inglês e alemão), tudo para facilitar o entendimento dos turistas e também instigá-los para, não só nas folgas dos jogos da Copa visitarem os encantos, belezas do Estado, e sim vivenciarem em qualquer época do ano as experiências incríveis estas possíveis somente nas cidades pertencentes ao roteiro.
Os horários para estas ações serão estratégicos e já estão em análise pela equipe do Bureau, tudo para que seja possível alcançar o maior numero de passantes.
Aproveitando a semana na Capital, os secretários e diretores de turismo dos municípios parceiros em conjunto com a equipe do Rota da Amizade C&VB, e apoio da Secretaria de Turismo de Florianópolis, Santur e SOL, estarão organizando um cronograma de locais para realização de blitz promocionais para fazer contato direto com os moradores de Florianópolis e deixá-los desejosos em conhecer o destino no coração do Estado.
As blitz terão como objetivo diminuir a distância que ocorre em nosso próprio Estado, fortalecendo a campanha já trabalhada pela Santur – “Conheça seu Estado”.
Estão programadas chamadas em TV aberta e fechada e em rádios da capital.

Para abrir com chave de ouro a semana de atividades Rota da Amizade na Ilha da Magia, será realizado na noite de segunda-feira (16) um coquetel para associados, parceiros, autoridades, imprensa e trade turístico nas dependências do CIC.

Os convidados serão recepcionados no local do evento com músicos e um cardápio exclusivo de produtos da região da Rota da Amizade.

Na programação estão previstos entre outros os lançamentos do material gráfico do Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau; novo plano de comunicação do município de Treze Tílias; roteiro temático do município de Videira; Carnaval 2015 de Joaçaba; e também o Livro o Tirol Brasileiro do jornalista Moacir Pereira.

XIII Salão São Paulo de Turismo

O Salão São Paulo de Turismo 2014 reúne representantes de cada cidade do Estado de São Paulo com o objetivo de divulgar novos roteiros do turismo Ecológico, Técnico, Rural, de Aventura, Cultural e Religioso.  Mostrando durante o evento seus serviços de hospedagem, gastronomia, serviços de receptivo, cultura, artesanatos e tradicionais festas regionais entre outros.
Profissionais da área de turismo, consumidores e investidores abrirão seus conhecimentos para novas culturas regionais. Colaborando para a expansão de relacionamentos e negócios para o Estado.
Seu idealizador, Jarbas Favoretto, presidente da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico (Amitur), é um dos grandes nomes que juntamente com outros tem lutado para conquistar leis que beneficiam cidades com atrativos turísticos a se tornarem estâncias turísticas ou cidades de interesse turístico para que tenham verbas e recursos para melhorar a qualidade do turismo nestas cidades.
Esta luta já rendeu frutos tornando as cidades de Brotas, Olímpia e Guaratinguetá em estância turística. Um esforço conjunto com a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico – Fremitur, criado para ser uma ferramenta em defesa dos municípios paulistas que lutam por investimentos para o desenvolvimento do turismo local coordenado pelos Dep. Estadual João Caramez e Célia Leão entre outros.
Dono de um currículo extenso Jarbas Favoretto com a realização do Salão São Paulo de Turismo proporciona oportunidade as cidades que querem divulgar o que tem de melhor para oferecer aos turistas.

Durante o Salão São Paulo de Turismo acontece simultaneamente o 14º Congresso do Turismo Paulista com palestras gratuitas com grandes nomes do trade turístico.

Hotel Trocadero passa a integrar a Rede CHA

O Hotel Trocadero, localizado em Joinville (SC), é o mais novo estabelecimento que integra a Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão hoteleira criada em 2012. O objetivo da CHA Hotéis é fortalecer a operação de hotéis independentes e familiares por meio da padronização na gestão. 
O Trocadero já passa por melhorias, como a pintura do estabelecimento e uma nova decoração dos apartamentos. “O hotel terá nova ornamentação. A previsão inicial para que fique pronta é para a segunda quinzena de junho”, antecipa o empresário Geraldo Linzmeyer, um dos administradores da CHA. O café da manhã também está sendo renovado, com a incorporação de novos itens ao cardápio, de modo a torná-lo mais diversificado. A equipe passa por processo de qualificação. “A ideia é manter as características originais do Trocadero, que, até então, tinha gestão familiar”, diz.
O hotel se encontra em localização privilegiada, no coração da cidade, ao lado do Shopping Mueller – um dos principais centros comerciais da região. Eestá localizado na Rua Visconde de Taunay, mais conhecida como “Via Gastronômica”, onde se concentram os principais bares, restaurantes e casas de festas da cidade. Hóspedes podem percorrer os mais importantes pontos turísticos de Joinville a pé.
De acordo com Linzmeyer, o Trocadero possui “atmosfera caseira que remete a tranquilidade e aconchego de antigamente, além de oferecer um atendimento totalmente informal e descontraído que faz com que os clientes se sintam parte do hotel”. Tem 61 apartamentos, com aparelhos de televisão LCD. Para reservas, contatar pelo e-mail trocaderohotel@yahoo.com.br ou pelo telefone (47) 3422-1469.

A CHA Hotéis também é constituída pelo Holz Hotel, localizado em Joinville (SC), pelo Hotel Piçarras, em Balneário Piçarras (SC), pela Pousada Dom Capudi, em Bombinhas (SC) e pelo o Uberaba Apart Hotel, em Uberaba (MG).

Dom Capudi recebe Certificado de Excelência

A Pousada Dom Capudi (foto), localizada em Bombinhas (SC), recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, intitulado o maior site de viagens do mundo. O reconhecimento, que premia a excelência no setor hoteleiro, é dado apenas aos estabelecimentos de alto nível ao redor do mundo com perfis no site e que recebem constantemente as melhores avaliações dos viajantes.
Para selecionar os premiados com o Certificado de Excelência, o TripAdvisor usa um algoritmo proprietário que leva em conta as pontuações das avaliações. Os estabelecimentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro a cinco círculos no TripAdvisor, assim como o volume e a atualidade das avaliações, além de um ranking de popularidade e tempo em atividade do estabelecimento.
“Receber o Certificado de Excelência do TripAdvisor é motivo de grande orgulho para toda a equipe da Pousada Dom Capudi e gostaríamos de agradecer a todos os nossos clientes por suas avaliações no TripAdvisor. Não existe selo de aprovação maior do que ter o reconhecimento deles.”, disse Joan Armela Garcia, gerente do estabelecimento.

A Pousada Dom Capudi faz parte da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão hoteleira criada em 2012 para fortalecer a operação de hotéis independentes e familiares. 

Copa 2014 e os desafios do turismo

A diretora da Pires e Associados, Jeanine Pires, proferiu palestra no seminário Turismo Brasil – Balanço Pré-Copa do Mundo, Grandes Eventos e Perspectivas para o País, realizado no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Rio de Janeiro.
 Segundo o jornal O Globo, a ex-presidente da Embratur disse que o Brasil tem todas as condições de realizar uma grande Copa do Mundo, o que não significa que não haverá problemas. E criticou o pessimismo que ronda a sociedade sobre a realização do evento.
“O brasileiro tem que deixar o complexo de vira lata”, afirmou Jeanine. Segundo ela, que esteve nas Olimpiadas de Londres em 2012, e Pequim, em 2008, embora tenham sido considerados eventos bem sucedidos, tiveram grandes dificuldades.
“Em Londres, o metrô cheio de gente parava por questões de segurança e a empresa contratada para fazer a segurança dos jogos desistiu na última hora, fazendo com que o governo tivesse que convocar o Exército”, relatou.
Para Janine Pires, o país precisa aproveitar a oportunidade da Copa e das Olimpíadas de 2016 para “trabalhar a sobreoferta” hoteleira que atinge algumas cidades, como Belo Horizonte. Ela defendeu, também, a necessidade de que o país tenha mais “estudos e referências”, que permitam transformar dados em inteligência, para otimizar as oportunidades criadas pelos grandes eventos esportivos.

O seminário Turismo Brasil foi promovido pela FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e pela CNC – Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, com apoio do jornal O Globo.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Casa do Turista inaugura mais uma loja

Concorrido coquetel, na noite da última 
terça-feira (3), marcou a inauguração da Casa do Turista em Balneário Camboriú. O estabelecimento está localizado na Avenida Central, 25, bem no centro da cidade. Esta 
é a quarta loja da empresa, que possui matriz em Porto Belo e filiais em Bombas e Bombinhas. O proprietário, Antonio Carlos Lopes, recebeu vários amigos que foram prestigiar o evento.

Holz Hotel promove Festival do Fondue

A palavra "fondue" tem origem francesa: “fondre” significa “derreter”. Para derreter o frio e amolecer ainda mais corações apaixonados, o Holz Hotel, de Joinville (SC), promove, de junho a agosto, a 10ª edição do Festival do Fondue. Hóspedes e público em geral são convidados a se deliciar com a sequência da iguaria – contando com a experiência da família Linzmeyer, que tem o Festival como tradição há mais de duas décadas em Joinville.
No cardápio, fondue de queijo (receita abaixo) e de carne (filet mignon e peito de frango), acompanhados por cinco tipos de molho; e de chocolate, com frutas, wafer e farofa de amêndoas. Será o segundo ano em que o Holz Hotel conta com a parceria da Vinícola Santo Augusta, localizada em Videira, no meio oeste catarinense. Com vinhedos a 1000 metros de altitude, a Santa Augusta dedica-se aos espumantes e vinhos finos, com processo de cultivo, seleção e colheita manual.  
As noites de fondue ocorrem nas quintas, sextas e sábados, a partir das 20h30. Para duas pessoas, o valor é de R$ 180. Com uma terceira pessoa, há o acréscimo de R$ 60. “Há 10 anos o Holz Hotel realiza esse festival com sucesso. O ápice do evento é o dia dos namorados. Nesta data, o Holz se enche de velas, proporcionando um ambiente aconchegante e romântico”, declara Edna Gonçalves, assistente comercial do hotel. No dia 12 de junho, o fondue sai por R$ 260, com garrafa de vinho inclusa.

O Holz Hotel faz parte da Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão de hotelaria criada em 2012 para fortalecer a operação de hotéis independentes e familiares. A CHA também é constituída pelo Hotel Trocadero (Joinville - SC), Hotel Piçarras (Balneário Piçarras - SC), Pousada Dom Capudi (Bombinhas - SC) e o Uberaba Apart Hotel (Uberaba - MG).

Anunciada criação da marca Mabu Express

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, grupo hoteleiro tradicional do Paraná - com experiência de 41 anos no mercado -, anuncia a sua inserção no segmento econômico. Trata-se da marca Mabu Express, que deve operar, sobretudo, em cidades médias do interior brasileiro. Serão lançados, nesse primeiro momento, dez empreendimentos, com investimento aproximado de R$ 150 milhões. A Rede Mabu terá como parceiros a Sul Comércio de Cereais e a Campina Construção Civil, que atuarão como incorporadora e construtora, respectivamente. O lançamento oficial da marca aconteceu no dia 27 de maio (terça-feira) no hotel Mabu Curitiba Business, na capital paranaense, com a presença de diretores da rede hoteleira, empresários parceiros nesse novo negócio e jornalistas especializados.
Segundo o gerente de novos negócios da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Juliano Macedo, a empresa atuará como administradora e investidora imobiliária desses hotéis. “Temos mais de 20 cidades sendo analisadas, sendo que as cidades prioritárias estarão localizadas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Vamos começar o desenvolvimento do projeto pelas cidades de Guarapuava/PR e Pelotas/RS, onde os projetos estão em fase final de elaboração e aguardando aprovação juntos aos órgãos competentes”, conta Macedo.
Para a escolha das regiões, foram priorizadas as cidades secundárias que estão em franca expansão no Brasil, com a descentralização de investimentos nos vários segmentos da economia. “Essas cidades estão carentes de meios de hospedagens novos e que tenham padronização nos processos e serviços hoteleiros”, explica o gerente de novos negócios.
Os empreendimentos Mabu Express vão contar com apartamentos modernos e funcionais, além de serviços característicos do segmento econômico. “Os hotéis se propõem a atender o público corporativo e também as famílias que procuram uma alternativa de lazer com excelente relação custo-benefício”, diz. Para Macedo, a segurança oferecida por uma marca reconhecida no mercado deve colaborar para o crescimento dessa nova bandeira da rede hoteleira, que conta atualmente com seis hotéis no país, incluindo três próprios e três administrados.

Considerado o segmento que mais cresce na indústria hoteleira, os hotéis econômicos apresentam excelente rentabilidade para os investidores e mais uma opção para os hóspedes, que encontrarão conforto e segurança com redução de custo. 

Foz realiza o Festival de Turismo das Cataratas

O 9º Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu terá várias atividades turísticas e culturais. O evento será realizado de 4 a 6 de junho em Foz do Iguaçu (PR).
A programação inclui visitas técnicas gratuitas aos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Visita Panorâmica na Itaipu Binacional.
O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, possui uma das mais completas infraestruturas para receber visitantes do mundo inteiro. As famosas quedas, consideradas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, são visitadas anualmente por mais de 1,5 milhão de turistas.
No Parque das Aves, considerado um dos maiores viveiros de aves da América Latina, é possível conhecer espécies de aves de várias partes do planeta, inclusive do Brasil. O complexo turístico inaugurou há pouco tempo o maior recinto de araras do mundo.
Já a Visita Panorâmica na Itaipu Binacional reserva a visão da maior usina do mundo em geração elétrica. São mais de 12 milhões de megawatts produzidos anualmente, totalizando 25% da energia elétrica gerada no Brasil.
Para ter acesso aos locais basta levar o voucher distribuído pela organização do festival, o próprio crachá e a carteira de identidade. Os passeios só poderão ser realizados fora do horário da feira, entre 8h e 13h.

Os parceiros do Festival das Cataratas também reservaram atividades culturais para os participantes. Na noite do dia 4 de junho, haverá o coquetel do Clube Nacional do Arroz Amigo, reunindo centenas de convidados no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. A organização é do Clube Nacional do Arroz Amigo, ONG que visa a divulgar produtos turísticos e a cultura do Rio Grande do Sul por meio de seus usos, costumes, calendário de eventos turísticos e variada gastronomia típica.

“Balneário Saboroso” promete surpresas

Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico “Balneário Saboroso” chega à sua quinta edição em julho, mês em que a cidade de Balneário Camboriú (SC) comemora o seu cinqüentenário. De 10 a 27 de julho, a cidade vai respirar gastronomia, contando com a participação de 26 restaurantes, além de uma programação paralela, que inclui desde aulas shows até palestras e workshops, totalizando 14 eventos.
Um dos destaques deste ano será a participação do renomado chef Felipe Bronze, que comanda o ORO Restaurante, no Rio de Janeiro, e que em 2013 foi eleito o chef do ano pelo Guia Brasil. Outro destaque é a chef Carole Crema, do La Vie en Douce, referência na arte de fazer doces.
Ainda na programação, haverá aulas de degustação de vinhos, cervejas e cachaças, além de discussão sobre temas como marketing de serviços gastronômicos, inteligência emocional, empreendedorismo, nutrição funcional e produtos orgânicos, entre outros.

Nesta edição, os restaurantes oferecem um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, ao valor de R$ 39,90 por pessoa. Vão participar os restaurantes: Acqualina Bistrô, Baggio Pizzeria e Foccaceria, Roma Pizzaria Artesanal, Dom Cordoni, Chaplin 1500, Chaplin Bar, Chaplin Restaurante, Villa Delli Empório, Contento Pizzaria, Didge Steakhouse, Indaiá Restaurante, Momento Perfeito, Enoteca Decanter, Guacamole Cocina Mexicana, Guka Pub Gourmet, La Trattoria, Mangiare Felice, Camarão & Picanha Tchê, San Telmo Deck, Pizza Bis, La Villa Café, O Pharol Gourmet, Sapore Speciale, Wruelenbac Bar, Don Quixote Bar de Tapas e Japa Temakeria.

Minas realiza o X Festival “Prato da Casa”

Em sua 10ª edição, o festival gastronômico “Prato da Casa” conta com 11 estabelecimentos participantes, sendo eles: Barroco Mineiro, Bar do Gelu; Recanto dos Amigos, Show Bar, Deck Beer, Peixe Dourado, Divina Gourmet, Bikus, Toe do Beijo, Pantanal e Scenario. O evento, que acontece de 17 de julho a 23 de agosto,  em Divinópolis (MG), tem o objetivo de incentivar a gastronomia local.
Este ano, de acordo com o empresário Gustavo Bicalho, que é um dos organizadores do evento, o Prato da Casa oferecerá algumas novidades como a parceria oficial com o “Programa Agricultura Familar”, Sebrae e Instituto Bay Brasil . Além destas, o evento contará com o total apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG), ação que mostra que o evento está conseguindo mais visibilidade no estado mineiro.
Através do convênio firmado com o Sebrae, os bares começaram a ter aulas de inglês para garçons, cardápio em braile e consultoria gastronomia. Em relação ao quesito Consultoria em Inovação, os estabelecimentos receberão plano de metas para garçom e empresário e aulas sobre como administrar as redes sociais. Já as cozinheiras e os chefs receberão treinamento gastronômico e aprenderão técnicas de cocção e armazenamento de produtos. Por fim, o estabelecimento que não possui logomarca própria ganhará a sua, além de um layout de cardápio e um site na internet.
Para escolher o vencedor do festival gastronômico serão realizadas duas ações em cada empreendimento, somando um total de 22 micros eventos durante toda a competição. O estabelecimento com o prato vencedor ganhará R$1.200 em dinheiro mais uma viagem exclusiva para dois. O melhor garçom também será premiado com uma viagem para Bahia com direito a acompanhante. O evento ainda possui o Prêmio Avivar, no qual o melhor prato elaborado com frangos desta marca receberá R$ 1.000,00 em dinheiro.

O encerramento do evento, que acontece no dia 23 de agosto no Parque de Exposição de Divinópolis, tornará a cidade em um verdadeiro palco da gastronomia. Com 12 horas de atrações musicais incluindo os mais ecléticos estilos como Samba e MPB e com uma programação gastronômica ímpar, com iguarias exclusivas para o público saborear, o Prato da Casa despontará Divinópolis no cenário da culinária mineira.

Costa Esmeralda Convention tem novos dirigentes

O empresário José Rogério Macedo Junior (foto), proprietário do Abstrato Bistrô, de Bombinhas (SC), foi eleito no mesmo dia para dois importantes cargos do turismo regional. Em assembléia do Costa Esmerealda Convention & Visitors Bureau, ele foi o escolhido para substituir a hoteleira Ana Beatriz Prates na presidência da entidade. E algumas horas depois, em reunião do Conselho Municipal de Turismo, ele foi eleito para suceder Mário Pera no comando do órgão.
No Convention Bureau, Rogério Macedo vai receber uma entidade renovada, com suas contas em dia e devidamente aprovadas pela diretoria. A ex-presidente Ana Beatriz Prates disse, ao entregar o posto, que se sentia realizada e feliz com o cumprimento de todos os compromissos assumidos. Rogério vai contar, para alcançar seus objetivos, com a participação do jornalista Valmir Grein como Secretário Executivo e da advogada Eliane Ferreira de Souza como Assessora Jurídica.
Já no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rogério terá muito trabalho, já que recente decreto da prefeita Ana Paula da Silva reduziu o número de conselheiros e há muita coisa para ser feita. Mas ele aceitou o desafio e já na primeira reunião foi analisado o regulamento da entidade e elaborado um calendário de atividades até o final do ano.
A diretoria da entidade ficou assim constituída: presidente José Rogério Macedo Jr; vice-presidente Silvio Gumz; secretário Luiz Antonio Patrício; tesoureiro Valmor Maito; e diretor de Planejamento Marcos Perrone.

Uma das propostas de Rogério, como presidente do Convention Bureau, é realizar a Semana Gastronômica de Bombinhas, no início do segundo semestre deste ano.